O que é medicina integrativa?

Medicina Integrativa é uma abordagem que enxerga o SER HUMANO de uma forma ampla, envolvendo os cuidados com o corpo, mente, emoções e espírito.

O indivíduo se torna ator principal no processo de restabelecimento da sua saúde. Ele deixa de somente receber o tratamento de forma passiva e passa a participar ativamente do cuidado da própria saúde.

A visão integrativa não se limita a tratar somente os sintomas e doenças ela busca encontrar a raiz do problema, tanto na esfera física, quanto mental e emocional.

O acompanhamento combina os tratamentos tradicionais com mudanças comportamentais e práticas que ajudam a lidar melhor com o estresse e ansiedade.

Para isso é necessário melhorar o arsenal do paciente para o autocuidado de forma a ampliar o bem-estar e assim promover a saúde no seu conceito mais amplo.

Dentro desta vasta gama de intervenções possíveis temos, por exemplo, cuidados com a alimentação, atividade física regular, sono reparador, controle de exposição a tóxicos, medidas de redução de estresse e autoconhecimento. Olhar para a saúde mental em uma visão integrativa é compreender como o cérebro, corpo, mente e espírito funcionam de forma integrada.

E com isso buscar decifrar qual é (ou são) a causa(s) raiz do problema que a pessoa vem vivendo e construir um plano de tratamento individualizado, contemplando as necessidades especificas de cada um.

O mais importante é fazer essas escolhas dentro de um ambiente no qual a pessoa se sinta acolhida, ouvida e possa participar ativamente do processo de decisão e de implementação das mudanças necessárias, com segurança, sigilo e baseado nas melhores práticas médicas.